Governo do Tocantins apoia mostra de danças populares e tradicionais do Tocantins

O projeto traz as manifestações culturais das comunidades indígenas, quilombolas e do interior do Estado
por Wladimir Machado/Governo do Tocantins
-
Projeto apresenta danças tradicionais de grupos de diversas regiões do Tocantins - Foto: Divulgação file_download

Com apoio do Governo do Tocantins, por meio da Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), a Associação de Artes Ninho Cultural e do coletivo de criação cênica Agulha Cenas apresenta até o próximo sábado, 16, o projeto Do Ritual - Mostra de Danças Populares e Tradicionais do Tocantins. O evento pode ser conferido no canal do Youtube Ninho Cultural, às 19 horas, com classificação livre.

O projeto traz as manifestações culturais das comunidades indígenas, quilombolas e do interior do Estado. Integram a programação a Dança do Lindô (Comunidade Cocalinho), Os Cantos do Maracá (Comunidade Indígena – Xerente), Dança do Lenço (Barra da Aroeira), Dança do Tambor (Monte do Carmo), Dança do Maculelê (Barra da Aroeira) e Dança do Congo e Taieiras (Monte do Carmo). A programação teve início na segunda, 11, e ofertará todos os dias apresentações com grupos tradicionais de diversas regiões do Tocantins.

De acordo com a diretora artística da Mostra, Liu Moreira, além das apresentações, o projeto conta com entrevistas com os integrantes dessas comunidades. Para a elaboração dos documentários que compõem a mostra “Foi realizado o registro audiovisual e fotográfico com a ida da equipe de produção técnica e artística na cidade dos grupos, onde foi realizada a gravação de uma apresentação de cada grupo e entrevistas”, explica.

Como fruto do projeto foram concebidos seis vídeos documentários. Todas as exibições dos vídeos contam com intérpretes de Libras.  Após a semana de estreia, os vídeos ficarão disponíveis para livre acesso do público, de forma gratuita, no canal do Youtube do ninho cultural e na landpage https://ninhocultural.com.br/mostradoritual, até o dia 20 de outubro. Neste canal terão acesso às apresentações, entrevistas e portfólio de todos os grupos de dança selecionados.

Para o presidente da Adetuc, Jairo Mariano, o projeto é de grande valor para o resgate da cultura popular do Estado. “ O Tocantins possui uma grande diversidade cultural com manifestações populares que formam a identidade Cultural do Estado”, considera. 

O projeto “Do Ritual:  Mostra de Danças Populares e Tradicionais do Tocantins” é uma realização da Associação de Artes Ninho Cultural e do coletivo de criação cênica Agulha Cenas. O patrocínio é do Prêmio Aldir Blanc, do Governo do Estado do Tocantins, com apoio do Governo Federal – Ministério do Turismo – Secretaria Especial da Cultura, Fundo Nacional de Cultura”.

 

keyboard_arrow_up