Contemplado pela Lei Aldir Blanc, peça teatral aborda de forma lúdica e emocionante o Mal de Alzheimer, em Araguaína

Espetáculo ocorre nesta sexta e sábado, 19 e 20, às 20h, no auditório da Fieto
por Wladimir Machado/Governo do Tocantins
-
.Peça trata sobre amor, amizade, dedicação e companheirismo entre um filho e um pai - Foto: Divulgação file_download

“Um Minuto pra Dizer que te Amo”, esse é o nome do espetáculo teatral do Grupo Artpalco que ocorre nesta sexta e sábado, 19 e 20, às 20h, no auditório da Fieto, na cidade de Araguaína, a 377 km de Palmas. A peça aborda de forma poética e contemporânea o Mal de Alzheimer, com um enredo que coloca em cena o amor de um pai e um filho, “separados” pela doença. O projeto foi contemplado pela Lei Aldir Blanc Tocantins, e conta com o apoio do Governo do Tocantins, por meio da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc).

 De acordo com o diretor e dramaturgo do espetáculo, o ator Luiz Navarro, a peça trata sobre amor, amizade, dedicação e companheirismo. “Os personagens embarcam em uma aventura lúdica e emocionante, que envolve grandes e fortes lembranças e conflitos, com a certeza de que só um amor incondicional é capaz de transformar todas as adversidades”, afirmou Luiz Navarro.

Quem completa o elenco é o ator pernambucano Fell Silva, radicado em Belo Horizonte (MG), vindo ao Estado especialmente para apresentação. Os músicos Nice Albano e Zé Caetano, assinam a direção musical, com execução das canções ao vivo durante o espetáculo.

“ O espetáculo mostra como a arte pode abordar temas tão importantes de forma comovente e divertida. Essa é a magia do teatro que ajuda a disseminar um pensamento de amor e respeito entre as pessoas, além de contribuir para fomentar a cadeia artística e levar entretenimento para sociedade”, ressaltou o presidente interino da Adetuc, Jairo Mariano.

Sinopse

 “Um Minuto pra Dizer que te Amo” conta uma história através de um universo lúdico criado pelo filho, onde um quintal é o cenário e uma carroça de madeira é o veículo para transportar seu velho pai através de suas memórias, fazendo-o revisitar e reviver histórias ou simplesmente inventar causos, numa relação de profunda entrega.

Ainda de acordo com Luiz Navarro, no decorrer da narrativa, os personagens mergulham em uma aventura lúdica em busca das melhores lembranças e se deparam com conflitos e a certeza de que só o amor transforma a adversidade da doença.  A peça tematiza uma doença incurável, o Alzheimer, que atinge 15 milhões de pessoas em todo mundo, porém, a doença não é o elemento principal da produção. “Não vamos com este espetáculo falar da doença, tampouco falaremos de tristeza, mas contaremos uma história de um grande amor, que nos mostra que muitas vezes nos resta apenas um minuto para dizer... eu te amo”, adianta Luiz Navarro.

A peça já conquistou diversos prêmios como melhor espetáculo com produções pelo Brasil afora, como a indicação a seis títulos e vencedor de três do Prêmio Cenym, maior referência na linguagem no Brasil, com o grupo pernambucano Matraca de Teatro, e três prêmios e ainda cinco indicações no 19º Festival Nacional de Teatro de Guaçuí – ES.

Os ingressos são R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia) e podem ser adquiridos na Loja Supermoda, no local do evento ou pelo whats (63) 99130-2328.

 

keyboard_arrow_up