Artesanato em cerâmica é um dos destaques no município de Lajeado

Em viagem ao município, o presidente Jairo Mariano conheceu o ateliê da artesã Maria Elza.
por Seleucia Fontes/Governo do Tocantins
-
Presidente aprovou a experiência com o manuseio do barro no torno - Seleucia Fontes.jpeg
Presidente aprovou a experiência com o manuseio do barro no torno - Foto: Seleucia Fontes/Governo do Tocantins

Localizado a apenas 65 km, na Região Turística Serras e Lago, Lajeado reserva muitas surpresas culturais e turísticas aos seus visitantes. Praia, mirantes, cachoeiras, serras com pinturas rupestres acessíveis por trilhas e um povo hospitaleiro, responsável pelo rico artesanato local se destacam no município.  

Para conhecer um pouco mais sobre a cultura local, o presidente da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Jairo Mariano, esteve em Lajeado na última terça, 4. Durante encontro com a equipe da Prefeitura, encabeçada pela secretária de Educação, Luiza Brasileiro, além de representantes da Associação das Mulheres Artesãs e Empreendedoras de Lajeado (Amae), Mariano elogiou atenção que o município tem dado ao setor cultural, incluindo a criação do Conselho Municipal de Cultura. “A equipe técnica da Adetuc está a disposição para auxiliar na elaboração de projetos e editais”, ressaltou.

A agenda também incluiu visita ao ateliê de Maria Elza, uma das artesãs da cidade que trabalham com cerâmica. Baiana morando há 20 anos em Lajeado, ela explicou o processo de produção das peças, que levam desenhos em homenagem à pintura rupestre existente na região, uma característica da cerâmica local.

Além do comércio das peças, que em sua grande parte são enviadas para outras regiões do País, Maria Elza contou que também recebe a visita de turistas para vivências no torno, convidando Jairo Mariano para vivenciar esta experiência que remete à ancestralidade do ser humano.  

Maria Elza mostra seu trabalho com cerâmica ao presidente Jairo Mariano e à superintendente de Cultura, Lorena Ribeiro - Seleucia Fontes/Governo do Tocantins
A artesã falou de seu trabalho, pautado na excelência e no contato com a natureza, e presenteou com uma de suas peças - Seleucia Fontes/Governo do Tocantins
keyboard_arrow_up