Adetuc prorroga prazo para inscrição de artesãos interessados em participar do 14º Salão do Artesanato

Artesãos tem até próxima quarta-feira, 15 de setembro, para se inscreverem em edital que levará representantes tocantinenses ao 14º Salão do Artesanato – Raízes Brasileiras, evento que ocorrerá entre os dias 27 a 31 de outubro, em Brasília.
por
-
14º Salão do Artesanato – Raízes Brasileiras ocorrerá entre os dias 27 a 31 de outubro, em Brasília. - Foto: Adetuc

Adetuc prorroga prazo para inscrição de artesãos interessados em participar do 14º Salão do Artesanato

O Governo do Estado, por meio da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), provou nesta sexta-feira, 10, o prazo para que os artesãos tocantinenses se inscrevam no Edital de Chamamento Público nº 02/21, que regulamenta o processo de seleção de artesãos interessados em participar do 14º Salão do Artesanato – Raízes Brasileiras, evento que ocorrerá entre os dias 27 a 31 de outubro, em Brasília. 
Por meio do Edital 03/21, o novo prazo de inscrição passa a vigorar até o dia 15 de setembro, próxima quarta-feira. 


Os detalhes da ação, executada em parceria com a Coordenação Nacional do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), da Subsecretaria de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas, Empreendedorismo e Artesanato, da Secretaria de Desenvolvimento da Indústria, Comércio, Serviços e Inovação, do Ministério da Economia, pode ser conferidos no edital de Chamamento Público nº 02/21 disponível na página da autarquia. 


Para participar da seleção individual, os interessados deverão ter idade mínima de 18 anos completos, possuir Cadastro no Sistema de Informações do Artesanato Brasileiro (SICAB); Carteira Nacional do Artesão dentro do prazo de validade. As entidades representativas, pessoa jurídica, deverão estar cadastradas no SICAB.


Ao todo, serão disponibilizadas quatro vagas para artesãos individuais (pessoa física), e sete para pessoas físicas, sendo duas vagas para associações de etnias indígenas e duas para associações que trabalham com a matéria-prima capim dourado. Também serão selecionados artesãos e entidades representativas que produzam peças em madeira, cerâmica, couro, capim, fibra, semente, casca, flores e folhas, cristal e vitral.


Conforme o edital, a Adetuc custeará as despesas referentes ao transporte rodoviário das mercadorias e dos artesãos. Já as despesas referentes a hospedagem, alimentação, embalagem para o armazenamento dos produtos que estarão à venda ficarão a cargo dos selecionados. O grupo será acompanhado por um técnico da pasta.

Inscrições


As inscrições serão aceitas presencialmente, na sede da Adetuc, na Esplanada das Secretarias, Prédio III, em Palmas, de segunda a sexta, das 8 às 13 horas. É obrigatório o agendamento prévio pelo telefone (63) 3218-1370. Por e-mail, encaminhar para artesanato@cultura.to.gov.br até às 23h59 do dia 9 de setembro, com o seguinte assunto: 14º Salão do Artesanato – Raízes Brasileiras, em Brasília – DF e no corpo do e-mail informar o nome completo do interessado.


No dia 23 de setembro, será divulgada a lista provisória no Diário Oficial do Tocantins e no site da Adetuc (www.adetuc.to.gov.br), com os nomes dos participantes selecionados, por ordem de classificação. Já no dia 1º de outubro, será divulgada a lista definitiva no Diário Oficial do Tocantins e no site da Agência.


Ao falar sobre a prorrogação, o presidente da Adetuc, Jairo Mariano, destacou a importância da adesão dos artesãos e o incentivo dado por meio do governador Mauro Carlesse a cultura e o artesanato tocantinense. “Nosso objetivo é garantir que os artesãos tenham visibilidade e os produtos produzidos aqui no Tocantins estejam em todos os mercados. Já estamos trabalhando diversas acoes para impulsionar o artesanato local na internet e a participação em feiras e mais uma fronteira a ser explorada neste período de recuperação mundial, após a pandemia do Covid-19”, completou Jairo ao reafirmar a determinados do Governo do Tocantins para que os artesãos fossem assistidos.

keyboard_arrow_up