Adetuc leva inventariação turística aos municípios de Xambioá e Araguanã

Inventariação tem como objetivo fazer um levantamento da oferta turística e entre outras informações.
por Henrique Lopes / Governo do Tocantins
-
Praias são destaques entre roteiros turísticos da região - Foto: Divulgação/Adetuc file_download

O Governo do Estado do Tocantins, por meio da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), realizou entre os dias 16 a 21 de novembro a inventariação turística dos municípios de Xambioá e Araguanã.  

Previsto para ser realizado nas sete regiões turísticas do Estado, a inventariação consiste no levantamento, na identificação e no registro dos atrativos turísticos, dos serviços, dos equipamentos turísticos e da infraestrutura de apoio ao turismo como instrumento base de informações para fins de planejamento, gestão e promoção da atividade turística, possibilitando a definição de prioridades para os recursos disponíveis e o incentivo ao turismo sustentável, com foco na formulação de políticas públicas eficientes para o desenvolvimento do turismo e a geração de emprego e renda.

As informações coletadas durante o processo serão inseridas na Plataforma Integrada do Turismo (PIT), com a função de manter a interatividade com turistas de diversas localidades, além de ser uma importante ferramenta para a gestão e a promoção do turismo. Durante o processo de inventariação, técnicos e servidores das secretarias de Turismo dos municípios receberam orientações e formações sobre o uso e a atualização da plataforma. 

Dando continuidade às visitas que já atenderam município da região de Serras Gerais, Encantos do Jalapão, Vale dos Grandes Rios e Serras e Lagos, o presidente interino da Adetuc, Jairo Mariano, frisa a determinação do governador em exercício, Wanderlei Barbosa, para que as ações de incentivo ao turismo sejam fortalecidas. "O processo de coleta e detalhamento da oferta turística permite que os gestores e o Estado planejem suas ações com maior eficiência. O fortalecimento do turismo no Tocantins tem sido uma das prioridades do Governo do Estado, pois por meio dele podemos impulsionar a geração de emprego e renda e melhorar a qualidade de vida dos tocantinenses”, completou Jairo Mariano.

Técnicos e servidores das secretarias de Turismo dos municípios receberam orientações e formações sobre o uso e a atualização da plataforma PIT - Divulgação/Adetuc file_download
keyboard_arrow_up