Adetuc e Associação de Arte, Cultura e Desenvolvimento Turístico Sustentável de Serras Gerais traçam metas para desenvolvimento da cultura regional

Reunião buscou fortalecer o apoio da Adetuc para a instituição e fomentar a rica identidade cultural existente na região das Serras Gerais.
por Henrique Lopes / Governo do Tocantins
-
"A cultura, genuína expressão do povo, é uma forte ferramenta de desenvolvimento do turismo", destaca Sandra Reniê. - Foto: Divulgação

A integração do turismo e a cultura nas Serras Gerais e as ações de incentivo aos produtores culturais foram alguns dos assuntos abordados entre o presidente da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Jairo Mariano, e a vice-presidente da Associação de Arte, Cultura e Desenvolvimento Turístico Sustentável de Serras Gerais, Sandra Reniê, durante um encontro on-line realizado nesta terça-feira, 24. 

Com sede no município de Lavandeira, a instituição é responsável pela Casa de Cultura Arte da Serra que atua na difusão da arte, artesanato e produção artesanal desenvolvida por artesãos e artistas regionais dos municípios de Aurora, Combinado e Lavandeira, além de executar projetos como a Feira da Serra e Arte Capacita, na cidade de Lavandeira. 

Durante a reunião, que buscou fortalecer o apoio da Adetuc para a instituição, que já desenvolve cursos de profissionalização e presta assessoria aos artistas e artesãos, a vice-presidente afirmou que o objetivo é  fomentar a rica identidade cultural existente na região das Serras Gerais. "A cultura, genuína expressão do povo, é uma forte ferramenta de desenvolvimento do turismo, afinal a maior beleza das terras tocantinenses é o povo que nelas habita e somam as maravilhas da sua natureza”, frisou ao dizer que a expansão turística desperta interesse dos visitantes pelas raízes culturais e por sua vez incentiva os artistas e artesãos a difundirem suas criações e por meio delas agregarem uma fonte de renda. 

Já o presidente da Adetuc destacou a relevância da instituição, que já conta com 20 associados, para a região a união entre o turismo e a cultura. “Temos trabalhado para expandir tanto as atividades turísticas como as culturais em Serras Gerais. Nosso objetivo é fazer com que às duas áreas estejam integradas e que isso garanta o desenvolvimento de empregos e da renda das famílias tocantinenses”, afirmou Jairo Mariano ao parabenizar a atuação da associação na região.

keyboard_arrow_up