Monitoramento da Adapec mantém a citricultura tocantinense sem ocorrência de Pragas Quarentenárias

Adapec realiza dois levantamentos de detecção de pragas quarentenárias por ano.
por Welcton de Oliveira / Governo do Tocantins
-
Inspetor de defesa agropecuária no monitoramento de pragas nos citrus - Foto de Anderson Onofre.jpeg file_download

Com o objetivo de manter o Tocantins com o status fitossanitário sem ocorrência das Pragas Quarentenárias Presentes que atacam as espécies do gênero Citrus ( laranja, limão, tangerina), a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) está realizando levantamentos de detecção das pragas Cancro Cítrico, HLB e Pinta Preta nos dois polos de grande importância econômica para a fruticultura tocantinense: o Projeto de Irrigação Manuel Alves, na região sudeste e o Projeto Irrigado São João, no município de Porto Nacional, onde são realizados os monitoramentos das lavouras de laranja, limão e tangerina.

O responsável técnico pelo Programa de Fruticultura, Helcids de Sá Reis, explicou que a Adapec realiza esses levantamentos exigidos pelas normas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Agricultura (Mapa). “Atualmente realizamos dois levantamentos anuais de detecção dessas pragas, ações fundamentais para mantermos junto ao Mapa o status fitossanitário sem ocorrência destas pragas, que possuem restrições comerciais,” destacou Helcids. 

O inspetor de defesa agropecuária (engenheiro agrônomo), Jusélio Domingues Rocha, que atua no Projeto Manuel Alves disse que, o projeto conta com uma área considerável de citrus, que são exportados para diversas regiões do país. “Como estas frutas são comercializadas para fora do Estado, é necessário que as cargas sejam acompanhadas da Permissão de Trânsito Vegetal (PTV) e para emissão desse documento as frutas devem ser livres dessas pragas” ressaltou.

O que são Pragas Quarentenárias 

Uma praga de importância econômica potencial para a área em perigo, onde ainda não está presente, ou, quando presente, não se encontre amplamente distribuída e está sob controle oficial. [FAO, 1990; revisada FAO, 1995; CIPV 1997].

Edição: Dinalva Martins / Governo do Tocantins

Revisão Textual: Dinalva Martins / Governo do Tocantins

Inspetor de defesa agropecuária durante monitoramento de pragas nos citrus no Projeto Manuel Alves - Foto de Jusélio Domingues.jpeg - file_download
keyboard_arrow_up