Adapec recebe capacitação do Ministério da Agricultura sobre sanidade apícola

O treinamento contribuirá para formação de técnicos e o fortalecimento da apicultura
por Dinalva Martins-Governo do Tocantins
-
Adapec-Governo do Tocantins (3).jpg file_download

A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) recebeu uma capacitação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) sobre sanidade apícola constituído com aula teórica, e depois a campo realizada nessa quarta-feira,11, no Apiário Barra do Cedro, localizado no Distrito de Luzimangues, em Porto Nacional.  O Tocantins conta com 90 projetos cadastrados de criação de abelhas.

A ação visa aprimorar conhecimentos e preparar multiplicadores para o fortalecimento e desenvolvimento da apicultura no Tocantins. Segundo o responsável pelo Programa Estadual de Sanidade Apícola da Adapec (PESApi), Jefferson Pessoa, foram abordados temas como: segurança no apiário, manejo, acondicionamento, coleta e envio de material para laboratório, entre outros. 

Programa
A Adapec, por meio do PESApi tem o objetivo de prevenir, controlar ou erradicar doenças das abelhas, promovendo atividades de defesa sanitária, como educação sanitária, estudos epidemiológicos, fiscalização e controle do trânsito de abelhas e produtos apícolas, cadastramento, fiscalização e certificação sanitária de estabelecimentos, entre outros.

 

 

keyboard_arrow_up