Adapec potencializa trabalho em equipe com método ágil de gestão

Projeto piloto está sendo desenvolvido na Gerencia de Inspeção Animal.
por Welcton de Oliveira / Governo do Tocantins
-
DSC_1742.JPG

Com o objetivo de simplificar e agilizar os processos de trabalho no Serviço de Inspeção Estadual (SIE) e garantir a segurança alimentar da população, a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) está usando o método Scrum como ferramenta estratégica para aprimorar o trabalho realizado pela equipe.

O projeto piloto iniciou na gerência de inspeção animal, com o Planejamento Estratégico construído com toda a equipe sob orientação dos especialistas em melhoria contínua, Edilma Parrião e o professor Guilherme Canteiro em dezembro de 2020. O Scrum foi a ferramenta estratégica utilizada no projeto, para ajudar a equipe a gerar mais valor através de soluções adaptativas para problemas no ambiente de trabalho. 

“O método é simples, construído com a inteligência coletiva da equipe, a partir da percepção e empatia do que precisa melhorar. Eles transformam ideias em tarefas, e com ajuda de um quadro (kanban) visualiza todo o fluxo de atividades “fazer, fazendo e feito” e num prazo estabelecido pela equipe são feitas entregas de valor a cada ciclo. No primeiro ciclo foi incrível ver a energia da equipe usando os vários posts its nos quadros e comemorando cada etapa vencida.” explica Edilma. 

"Já tivemos bons resultados, o desafio inicial é modelar um processo de trabalho e enxergar o fluxograma e os gargalos do processo. Com o Scrum estamos incrementando o processo, e já fizemos check lists, matriz de responsabilidade e formulários, todos feitos e entregues antes do prazo final. Agora estamos definindo as próximas tarefas e acreditamos que este resultado refletirá na melhoria do serviço prestado à população,” avaliou, a analista de inspeção, Daniele Diniz Neves.

O que é metodologia Scrum?

A metodologia Scrum é uma estrutura de trabalho que engaja grupos de pessoas que coletivamente têm as habilidades e as experiências para executar o trabalho e para compartilhar ou adquirir essas habilidades, conforme necessário. O método é usado para transformar realidades gerenciais, potencializar resultados e melhor aproveitar o potencial humano.

keyboard_arrow_up