Uma investigação realizada pela Divisão de Repressão a Crimes Cibernético, da Polícia Civil do Tocantins, resultou na prisão de um homem de 35 anos, suspeito de praticar os crimes de extorsão e furto contra um empresário de Palmas. O indivíduo, que também atua como cantor em uma banda de forró, foi localizado e preso nesta terça-feira, 18, quando se encontrava na cidade de Serrita, em Pernambuco. A ação contou com apoio da Polícia Civil de Juazeiro do Norte/CE.
Coordenada pelo delegado-chefe da DRCC, Roger Knevitz e contando com apoio do delegado Claudemir Ferreira, a investigação teve início quando o empresário procurou a Divisão de Crimes Cibernéticos da Polícia Civil e relatou que estava sendo vítima de uma extorsão praticada por uma pessoa que passou a lhe enviar mensagens de texto com tons ameaçadores, por meio de aplicativo.
De acordo com o delegado Roger, a investigação feita pela Divisão de Repressão a Crimes Cibernéticos, da Polícia Civil do Tocantins, se baseou nos levantamentos obtidos através de técnicas de investigação de crimes cibernéticos, corroborado por laudo de comparação datiloscópica. “Esse procedimento foi crucial para confirmar que as digitais encontradas em dispositivo de captação de imagens, instalado de maneira dissimulada no local do crime, pertencem ao suspeito”, afirmou.
Durante as investigações, os policiais civis da DRCC descobriram que os crimes haviam sido cometidos no mês de março deste ano, por uma pessoa que havia se hospedado na casa da vítima no início do mês de janeiro, mas que saiu de Palmas alguns dias após o fato.
As ameaças
Ocorre que alguns dias depois que o suspeito partiu da capital, a vítima passou a receber mensagens de texto de um homem, que dizia conhecer muitos detalhes da vida privada do empresário. Desse modo, o investigado, passou a fazer ameaças e exigiu, inicialmente, a quantia de R $50 mil reais da vítima para não divulgar as informações privadas que possuía. Com a insistência do suposto autor, a vítima procurou a Polícia Civil e registrou a ocorrência.
Em nenhum momento durante o período em que estava sendo vítima de extorsão, o empresário percebeu que se tratava do mesmo indivíduo que ele havia hospedado em sua residência, uma vez que os contatos telefônicos foram realizados através de aplicativos de mensagens e com a utilização de números desconhecidos.
Com o aprofundamento das investigações, as equipes da DRCC conseguiram identificar e localizar o paradeiro do autor dos crimes, descobrindo que, de fato, se tratava da mesma pessoa que tinha se hospedado na casa do empresário.
Após ser encontrado pela PC-CE, o suspeito foi recolhido à Cadeia de Juazeiro do Norte/CE, onde permanece à disposição do Poder Judiciário da Comarca de Palmas. Ao ser interrogado, o homem confessou a prática delituosa, mas disse estar arrependido. Segundo ele, o crime foi motivado por estar em desespero e sem trabalhar há mais de um ano.
--
Edição: Georgia Milhomem
Revisão Textual: Georgia Milhomem
✓ Compatível com leitores de tela (NVDA, JAWS, VoiceOver)
✓ Navegação por teclado (Tab, Enter, Esc, setas)
✓ Tradução em Libras via VLibras