A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) promove nos dias 02 e 03 de abril a 2ª Oficina de Educação Popular em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora. O evento é coordenado pela Gerência de Saúde do Trabalhador (DVAST/SVS/SES) e tem como princípio a construção de uma política integrativa e participativa de toda a sociedade, que resultará na elaboração do Plano Estadual de Educação Popular em Saúde do Tocantins.
Nesta etapa, a atividade ocorreu no auditório da Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS), com a participação de servidores e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) tocantinense; representantes de programas sociais da zona urbana e rural; associações; sindicatos e secretários municipais de saúde.
Para o gerente da Saúde do Trabalhador da SES-TO, Evesson Farias de Oliveira, “durante os dois dias dessa oficina estaremos dialogando formas de fortalecer e construir a educação popular, focando claro na elaboração do primeiro Plano Estadual de Educação Popular em Saúde do Tocantins, que trará uma direção sobre como as coisas podem ser executadas e implementadas no Tocantins, para assim deixarmos de utilizar a política específica e utilizemos uma política específica e construída pela participação de todos os tocantinenses”.
O servidor do Ministério da Saúde no Tocantins, Sinvaldo Moraes comentou que “é muito importante esse momento de encontro dos trabalhadores e trabalhadoras da saúde, pois muitos colegas estão adoecidos ou já prestes a aposentar e discutir isso em um plano estadual é importantíssimo para verificarmos a perspectiva da educação popular em saúde, das necessidades que a legislação necessita e dos serviços que precisam ser adequados! É um momento muito importante da saúde do Tocantins aqui para o Brasil e o Tocantins saindo na frente nesse momento”.
Oficinas
A formação faz parte do Programa de Formação de Agentes Educadoras e Educadores Populares de Saúde, instituído pelo Ministério da Saúde (MS), pela Portaria GM/MS Nº 1.133, de 16 de agosto de 2023, que estabelece o programa no âmbito do SUS, na perspectiva de fortalecer o protagonismo popular, a articulação de saberes e as práticas de educação popular em saúde nos territórios.
Edição: Aldenes Lima/Governo do Tocantins
✓ Compatível com leitores de tela (NVDA, JAWS, VoiceOver)
✓ Navegação por teclado (Tab, Enter, Esc, setas)
✓ Tradução em Libras via VLibras