SES-TO inicia celebrações do Dia das Mães

Servidoras e pacientes são homenageadas em comemoração à data
por Ananda Santos/Governo do Tocantins
-
Todas as servidoras da sede da Secretaria de Estado da Saúde foram homenageadas nesta sexta-feira, 10 - Foto: Dayana Nascimento-Governo do Tocantins file_download

O amor de uma mãe é algo inexplicável, mas podemos enxergar um pouco desse amor na dedicação e cuidado fornecido aos próprios filhos. Em celebração ao Dia das Mães, que será no próximo domingo, 12, foram realizadas no decorrer desta semana, entre os dias 8 e 10 comemorações na sede da Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins (SES-TO), anexos e unidades hospitalares sob sua gestão. 

O secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto afirmou que “mãe é um ser humano diferente, é um colo que não tem explicação, um abraço que não tem tamanho, é aconchegante, tudo o que é possível e impossível uma mãe faz por um filho. Então quero agradecer as nossas mães guerreiras, que compartilham o tempo com as suas famílias e ainda se dedicam muito à saúde do Estado. O momento é de pedir bênçãos e parabenizá-las por essa missão que não é fácil, criar não é fácil. Eu sou pai, mas mãe é diferente, não tem como, você corre para o seu pai, mas quando você corre para a mãe é outro sentido, não adianta. Então, nada mais justo do que reconhecer esse trabalho, esse papel, e pedir a Deus para que continue derramando muito amor, sabedoria e vigor no coração de cada uma”. 

“Ser mãe é conhecer um amor incondicional, e também ao mesmo tempo é sofrer quando vê o seu filho sofrendo. É inexplicável. É um sentimento tão maravilhoso que realmente chega a doer. E eu falando, chega estou me arrepiando, porque o amor que a gente sente pelo filho é infinito. E eu falo isso todo dia para o meu filho. Ele mora distante. Mas todos os dias eu falo para ele que eu o amo infinitamente. Então para mim, amor maior do que o amor de mãe, só o amor de Deus por nós”, relatou a responsável pelo Núcleo de Análise Processual da SES-TO, Gabia Gerciann. 

Celebração na SES-TO

A responsável pela Diretoria de Arquitetura e Engenharia dos Estabelecimentos de Saúde do Estado (DAEES/TO), Laís Regina Rodrigues, participou da homenagem que ocorreu na sexta-feira, 10. Ela contou um pouco sobre o que é ser mãe “eu tenho duas filhas, a Alice de cinco anos e a Liz de oito meses, acabei de voltar da licença maternidade. Ser mãe para mim é você doar o seu melhor sem esperar nada em troca, é um amor incondicional, é receber o amor dos seus filhos gratuitamente e ingenuamente, é dedicação, parceria, é realmente um amor divino”. 

“Nossas mães, a gente sabe da grandeza e da importância delas. Eu tenho três lembranças fortes da minha mãe. Uma, é ela fazendo as suas orações em casa, a segunda era quando eu chegava na igreja e ela já estava lá se preparando para celebrações, e a terceira é a lembrança dela batendo na porta do meu quarto, dizendo, Geraldo, você não vai para a escola não é? Então, são lembranças boas. Lembrar da mãe, comemorar o dia das mães é lembrar dessa pessoa maravilhosa, amiga, companheira. É um ser de amor, por isso temos que comemorar, e pedir todas as bênçãos do mundo para as nossas mães”, afirmou o celebrante da homenagem, na SES-TO e capelão do Hospital Geral de Palmas (HGP), Geraldinho.

Celebrações nas unidades hospitalares

No Hospital e Maternidade Dona Regina Siqueira Campos (HMDR), a comemoração em celebração ao dia das mães é direcionada para as servidoras e pacientes. Foi iniciada na quarta-feira, 08, e seguirá até domingo, 12. Na programação da sexta-feira, 10, houve palestras e no final de semana haverá apresentação de coral, entrega de lembranças, almoço e jantar especial. “Eu tenho três filhos, e eu digo que ser mãe é maravilhoso. Acordar todos os dias e ver os seus filhos te chamando de mãe e dizendo eu te amo, é maravilhoso. É muito bom receber um abraço apertado dos filhos. Amor de mãe é um amor que não tem tamanho”, afirmou a enfermeira do HMDR, Maria Lúcia, que participou da ação de hoje e afirmou.

Na Casa de Apoio Glória Moraes, anexo do Hospital Regional de Araguaína (HRA), na quinta-feira, 09, as mães que estão hospedadas receberam homenagens. No evento houve momentos motivacionais, com cânticos e orações, lanche e a distribuição de brindes e lembrancinhas para todas as mães presentes. “Tudo foi possível, devido ao esforço de profissionais de enfermagem e coordenação administrativa, que contribuíram para a aquisição dos brindes. Foi ressaltado durante o evento, como o amor de mãe é incondicional, é um sentimento que ultrapassa as barreiras do medo, da insegurança, do cansaço, quando se trata dos filhos e filhas”, disse o coordenador da casa, Roberto Nunes Monteiro.

Na sexta-feira, 10, foi celebrado no Serviço Especializado de Reabilitação SER de Porto Nacional, o dia das mães. Na programação teve louvor, leitura da Bíblia, lembrancinhas e homenagens destinadas às mães servidoras e pacientes. A diretora do SER de Porto Nacional, Larissa Coelho, afirmou que “foi um momento não apenas de reconhecimento, mas de verdadeira comunhão, onde as mães e filhos, tanto na condição de colaboradoras quanto de pacientes, celebraram o amor, a resiliência e a força que permeiam o vínculo maternal. Essa celebração não apenas honrou as mães presentes, mas também ressaltou a importância da união e do apoio mútuo dentro da comunidade do serviço de reabilitação”.

Na sexta-feira, 10, no Hospital Regional de Arraias (HRA) foi realizado um café da manhã em homenagem às servidoras da unidade hospitalar. No domingo, 12, haverá um chá da tarde,  em celebração ao Dia das Mães. 

Edição: Aldenes Lima - Governo do Tocantins

O capelão do Hospital Geral de Palmas (HGP), celebrou a homenagem na SES-TO - Dayana Nascimento-Governo do Tocantins file_download
No Hospital e Maternidade Dona Regina Siqueira Campos (HMDR), as comemorações em celebração ao dia das mães, foram iniciadas na quarta-feira, 8 e seguem até o domingo, 12 - Divulgação SES-TO file_download
Na sexta-feira, 10, houve celebração no Serviço Especializado de Reabilitação de Porto Nacional - Divulgação SES-TO file_download
Na Casa de Apoio Glória Moraes, anexo do Hospital Regional de Araguaína, na quinta-feira, 09, as mães que estão hospedadas receberam homenagens - Divulgação SES-TO file_download
Na sexta-feira, 10, no Hospital Regional de Arraias (HRA) foi realizado um café da manhã em homenagem às servidoras da unidade hospitalar - Divulgação SES-TO file_download
keyboard_arrow_up