A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) reuniu-se na terça-feira, 31, com representantes do Conselho Regional de Enfermagem do Tocantins (COREN-TO), para firmar uma parceria por meio do ‘Projeto Coren Capacita’, que oferta gratuitamente palestras e oficinas ao profissional da enfermagem, nos mais diversos temas.
A parceria irá iniciar com a oferta de capacitações sobre inclusão e diversidade, por meio da Coordenação do Programa Diversidade na Saúde (PDS), da SES-TO. “Discutir o processo educativo formativo e de atualizações na questão da educação permanente com os trabalhadores da enfermagem é muito importante, primeiro que a enfermagem é a maior categoria profissional que trabalha no âmbito da assistência, além disso, trabalhar a questão da desconstrução de práticas e comportamentos preconceituosos nas relações de trabalho proporciona uma visão mais ampliada da questão do atendimento acolhedor e humanizada para os usuários do SUS”, ressaltou o coordenador do PDS, Francisco de Assis Neves Neto.
“A diversidade de raças, etnias, gêneros e identidades está bastante inserida na enfermagem. Temos profissionais que possuem suas identificações e escolhas e isso precisa ser respeitado. Por isso, essa capacitação é muito bem-vinda, porque vai dar oportunidade para que os profissionais aprendam mais sobre essa temática da diversidade, sobre o respeito para com os colegas de trabalho e também o respeito aos pacientes”, pontuou a presidente do COREN-TO, Luana Bispo Ribeiro.
O projeto além de propor capacitações para os profissionais que já estão atuando na área ofertará cursos aos acadêmicos da área de enfermagem, durante a formação. A data para a capacitação alinhada na reunião, ainda não foi definida.
Edição: Aldenes Lima/Governo do Tocantins
✓ Compatível com leitores de tela (NVDA, JAWS, VoiceOver)
✓ Navegação por teclado (Tab, Enter, Esc, setas)
✓ Tradução em Libras via VLibras