SES-TO alinha medidas para prevenir intoxicação por metanol no Tocantins

Além da Pasta, o debate envolveu o Ministério da Agricultura e Pecuária, Polícia Civil e Procon
por Savick Brenna/Governo do Tocantins
-
Reunião entre órgãos que irão atuar frente a uma suspeita de bebida falsificada - Foto: SES/Divulgação file_download

A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) participou de uma reunião conjunta na sexta-feira, 03, para discussão e alinhamento de estratégias de prevenção e controle de intoxicação por metanol no Tocantins. Além da Pasta, o encontro reuniu o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Polícia Civil e Procon, para atuação no Estado, com objetivo de ações coordenadas e integradas visando a segurança da população.

De acordo com a Superintendente da Vigilância em Saúde (SVS), Perciliana Bezerra, a reunião foi dividida em dois momentos. “O primeiro momento da reunião foi exclusivamente da vigilância, onde foram alinhados os processos de trabalho entre as áreas envolvidas, que é a área da Vigilância Ambiental, Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde do Estado do Tocantins (CIEVES), Vigilância Sanitária e o Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins (LACEN-TO). Ficou definido que os 139 municípios do Tocantins irão iniciar ações de prevenção e controle. O segundo momento foi a reunião entre os órgãos que irão atuar frente a uma suspeita de bebida falsificada, sendo eles a Secretaria de Estado da Saúde, Procon, Polícia Civil e Mapa”. 

Deliberações

“A reunião foi muito boa, saímos de lá com as definições de cada competência. Outras reuniões serão realizadas durante a semana para alinhar a emissão de um documento e de uma videoconferência com os municípios, onde cada um vai falar da sua competência, para a gente alinhar com as vigilâncias sanitárias municipais. Essa discussão foi importante para evitar sobreposição de ações, e além disso, ter uma informação direcionada à população de forma coordenada, para evitar contratempo, para evitar, principalmente, a desinformação”, ressaltou Perciliana. 

Até o momento, não há nenhuma notificação de suspeita de intoxicação por metanol no Tocantins.

Denúncia

Se identificar sinais de adulteração na bebida, interrompa imediatamente o consumo, preserve a embalagem, rótulo e nota fiscal, ou denuncie ao Procon Tocantins (63 9 9216-6840), Vigilância Sanitária (0800 722 6001), Polícia Civil (100) ou Ministério Público (127).

Edição: Aldenes Lima/Governo do Tocantins

keyboard_arrow_up