Com o objetivo de formar trabalhadores nas diretrizes da Política Nacional de Humanização (PNH), foi realizada nesta segunda e terça-feira, 26 e 27, o primeiro módulo do curso “Acolhimento como Prática de Produção de Saúde”. A capacitação é coordenada pela Escola Tocantinense do Sistema Único de Saúde (Etsus) e envolveu servidores de nível técnico e médio do Hospital Regional de Gurupi (HRG).
Cerca de 40 servidores participaram do primeiro módulo, que teve como tema “História das Políticas Públicas em Saúde no Brasil: Reforma Sanitária”. Ana Maria Ferreira Costa, coordenadora do curso, explica que a capacitação irá atingir 19 hospitais de referência do Estado. “A proposta é estimular o trabalho em rede, desenvolvendo o conhecimento dos fluxos de atendimento”, disse.
Para a enfermeira e tutora do curso, Elen Alves de Souza, o módulo foi importante para trabalhar a concepção da responsabilidade individual do servidor. Ela comenta que por meio dos debates os participantes perceberam que a melhora do serviço depende do empenho de cada um. “Posso fazer no coletivo, mas começa comigo”, frisou.
Clecyane Alves, assistente de serviços de saúde do HRG, é uma das participantes do curso. Para ela, foi uma excelente oportunidade de discutir a forma com que o trabalho vem sendo desenvolvido. “Gostei de ver o olhar de cada colega em relação ao seu papel no SUS e analisar onde estamos falhos”, disse.
O curso terá ainda mais dois módulos, um em novembro, nos dias 24 e 25, e o outro em dezembro, nos dias 07 e 08. A carga horária total é de 56 horas. Também estão participando servidores da rede municipal de saúde.
✓ Compatível com leitores de tela (NVDA, JAWS, VoiceOver)
✓ Navegação por teclado (Tab, Enter, Esc, setas)
✓ Tradução em Libras via VLibras