Profissionais do HGP são orientados sobre uso correto dos EPIs

A iniciativa tem o objetivo qualificar, proteger os servidores e ofertar uma assistência segura aos pacientes
por Luciana Barros/Governo Tocantins
-
Profissionais do HGP são qualificados sobre uso correto de EPIs
Profissionais do HGP são qualificados sobre uso correto de EPIs - Foto: Divulgação HGP file_download

Em razão da pandemia do novo Coronavírus, profissionais do Hospital Geral de Palmas (HGP) foram qualificados   como facilitadores sobre o uso correto de Equipamento de Proteção Individual  (EPIs) e estão compartilhando os seus conhecimentos com outros servidores .As capacitações estão ocorrendo nos principais setores da assistência ao paciente, dentro da unidade hospitalar.

O treinamento conta  com enfermeiros, técnicos de enfermagem, médicos, fisioterapeutas, profissionais da recepção,  portaria e residentes.  Segundo a enfermeira da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), Ana Claudia Bastos, “é para que todos tenham esta informação unificada com relação ao uso dos EPIs corretamente, pois é uma necessidade o uso deste equipamento quando o profissional chegar próximo ao paciente suspeito  ou confirmado por Covid-19, uma vez que há  uma distância inferior a um metro para dar uma assistência segura ao paciente e estar protegido com relação ao contágio”, destacou.

Ainda segundo a enfermeira, “nós estamos ensinando a utilizar em momento certo e como retirar de forma correta para não se contaminar. A maior parte de contaminação dos funcionários em outros lugares ocorre em razão do uso errado de EPIs ou no momento de retirar os equipamentos”, explicou.

O diretor geral do HGP, Leonardo Toledo, ressalta sobre as medidas de segurança. "Nosso foco é a segurança do  profissional na linha de frente para que possa usar os equipamentos de maneira correta", disse.

A iniciativa  conta com a parceria do Núcleo de Educação Permanente (NEP), do Escritório de Qualidade, Núcleo de Segurança do Paciente, Núcleo de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalhador (NASST) e  Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH).

Curso online

O HGP também disponibilizará, nos próximos dias, o mesmo curso pela plataforma de Educação à Distância (EAD), onde já existem cursos sobre a Covid-19, definições e medidas adotadas. A iniciativa  é destinada somente aos servidores do hospital.

keyboard_arrow_up