Governo do Tocantins compartilha experiências em oficina nacional sobre dados em saúde no Rio de Janeiro

Equipe da SES-TO participa de debates técnicos sobre a federalização da Rede Nacional de Dados em Saúde e reforça compromisso com a transformação digital no SUS
por Bruno Lacerda/Governo do Tocantins
-
Equipe do Tocantins apresentou experiências como estado-piloto durante debates sobre saúde digital e interoperabilidade no SUS - Foto: Divulgação SES-TO file_download

A Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins (SES-TO) participou, nos dias 25 e 26 de novembro, da Oficina de Informação e Informática da Federalização da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), realizada na sede da Secretaria de Estado da Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ). O encontro reúne equipes técnicas de diversos estados para troca de experiências e alinhamento de estratégias voltadas ao fortalecimento da saúde digital no país.

Durante a programação, o Tocantins apresenta suas vivências como estado-piloto na área de infraestrutura e sustentação da federalização da RNDS, contribuindo com discussões sobre arquitetura tecnológica, conectividade, segurança da informação, mecanismos de acesso aos dados e boas práticas de interoperabilidade. A equipe também participa de atividades colaborativas, de um minicurso sobre o padrão HL7 FHIR e de debates sobre a jornada dos dados no Sistema Único de Saúde (SUS).

Para o coordenador do Centro de Inteligência Estratégica para a Gestão Estadual do SUS (CIEGES/SES-TO), Paulo de Sousa Burgue, a participação no evento fortalece diretamente o trabalho desenvolvido no Estado. “Para nós, que atuamos na saúde digital do Tocantins, participar desta oficina é fundamental. Aqui conseguimos alinhar estratégias, aprofundar o entendimento técnico sobre a federalização da RNDS e compartilhar as soluções que estamos implementando. Esse espaço de troca qualificada fortalece nossa capacidade de estruturar uma arquitetura de dados mais robusta, segura e interoperável, além de avançar no uso dos dados como instrumento estratégico para a gestão e melhoria dos serviços”, destacou.

A técnica de informática da SES-TO, Ana Flávia Moreira Pires, também ressaltou a importância do momento para o aprimoramento profissional e institucional. “Participar da etapa estadual da federalização, com foco em Informação e Informática, possibilita ampliar o conhecimento sobre o funcionamento da RNDS e identificar formas de aprimorar o uso dos dados para apoiar decisões baseadas em evidências. Além disso, a troca entre os estados contribui diretamente para o desenvolvimento de novas ideias e soluções mais consistentes”, afirmou.

Servidores da SES-TO participam da Oficina de Federalização da RNDS, no Rio de Janeiro - Divulgação SES-TO file_download
keyboard_arrow_up