Gestores da SES-TO alinham fluxos de trabalho com diretorias dos hospitais estaduais

O foco é garantir serviços de qualidade e em tempo oportuno, para toda população usuária do Sistema Único de Saúde.
por Laiany Alves – Governo do Tocantins
-
Com reuniões regulares SES-TO busca melhorar o atendimento da população nos hospitais estaduais - Foto: Erlene Miranda - Governo do Tocantins file_download

 

Com gestão participativa os secretários de Estado da Saúde, Afonso Piva e Luciano Lima, instituíram a realização de reuniões ordinárias com as equipes diretivas e técnicas dos hospitais estaduais, com vista a alinhar fluxos de trabalho e solucionar entraves para o atendimento à população. O primeiro encontro ocorreu na sexta-feira, 27, na sede da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) e teve como pauta principal a regulação dos fluxos entre as unidades próprias e contratualizadas, para que haja mais celeridade nos atendimentos aos pacientes.

 

“Buscamos o atendimento célere dos pacientes e toda a engrenagem deve estar alinhada, pois cada minuto interfere na recuperação do paciente. Ano passado iniciamos o fortalecimento dos hospitais do interior do Estado, com envio de equipamentos e nosso objetivo é que todos os hospitais da rede tenham laboratórios e realizem cirurgias por vídeo. Estamos contratando especialistas para atuarem nos hospitais de menor porte e com os hospitais do interior equipados e escalas fechadas, diminuiremos as transferências de pacientes e ganharemos com redução de custos e de tempo de atendimento”, pontuou o secretário da SES-TO, Afonso Piva.

 O gestor acrescentou que “o governador Wanderlei Barbosa liberou a contratação de mais especialistas e o pagamento de produtividade para as equipes. Desta forma poderemos remunerar de forma justa, quem realmente quer colaborar para uma saúde melhor”.

 Para a diretora geral do Hospital Regional de Xambioá, Fernanda Miranda, “estes momentos são primordiais para explanar as dificuldades de cada unidade hospitalar e buscar soluções.  Tínhamos entraves na regulação de pacientes, com demora de atendimento e com a definição do fluxo e a conversa direta com a equipe da Regulação e do Hospital Regional de Araguaína, que é nossa referência, esta realidade tem melhorado. Acredito que a partir de hoje teremos mais avanços ”.

 Já o diretor geral do Hospital de Referência de Araguaçu, Miguel de Paula Resende, celebrou o anúncio da contratação de médicos especialistas e o pagamento de produtividade. “Estamos recebendo os equipamentos adquiridos pela gestão, melhorando a estrutura do hospital o que irá ajudar para atrair profissionais. Temos dificuldade de fixar eles na região, devido à distância de outros centros, com o atrativo dos salários e produtividade pretendemos sanar este déficit. Estamos em contato com alguns para fechar contrato”, disse.

 Durante a reunião os diretores foram informados que a SES-TO trabalha na aquisição de novos equipamentos. Mais de 10 mil itens foram comprados em 2022 e estão sendo entregues.

 Participaram da reunião a superintendente de Unidades Hospitalares Próprias, Elaine Negre Sanches, a superintendente de Políticas de Atenção à Saúde, Juliana Veloso e a superintendente de Gestão e Acompanhamento Estratégico, Luiza Regina Noleto.

 

 


 

Edição: Aldenes Lima - Governo do Tocantins

- Diretorias de hospitais apresentaram demandas e alinharam trabalho com os gestores - - Aldenes Lima - Governo do Tocantins file_download
keyboard_arrow_up