Fortalecimento da Rede CIEVS Tocantins é debatido em reunião

O Cievs é responsável pela detecção e monitoramento das doenças, agravos e eventos de potencial emergência em Saúde pública
por Laiany Alves - Governo do Tocantins
-
- O Cievs/TO monitora todas as ocorrências de potencial emergência em Saúde Pública. - Foto: Divulgação Saúde file_download

A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) reuniu na última semana as equipes dos Centros de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde do Tocantins (CIEVS-TO), com o intuito de articular e integrar a Rede Cievs Tocantins. O Cievs tem objetivo de fortalecer a capacidade de vigilância, alerta e resposta às emergências em Saúde pública, fomentando a detecção e o monitoramento das doenças, agravos e eventos de potencial emergência.

“A rede CIEVS Tocantins conta com quatro centros, composta por equipes especializadas para proporcionar respostas coordenadas e oportunas para situações de alerta para a Saúde Pública. Os centros estão implantados na rede Estadual na Superintendência de Vigilância em Saúde, nas secretarias municipais de saúde dos municípios de Palmas, Araguaína e no Distrito Sanitário Especial Indígena do Tocantins (DSEI-TO)”, disse a gerente do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS), Arlete Lopes da Cunha Otoni.

A reunião foi conduzida pelo interlocutor da Rede de Vigilância, Alerta e Respostas às Emergências em Saúde Pública do Ministério da Saúde (VIGIAR-SUS/MS), Francisco das Chagas Teixeira Neto e participaram a superintendente de Vigilância em Saúde, Perciliana Bezerra, da Diretora de Gestão e Informação de Vigilância em Saúde, Maria do Socorro Vieira Freitas de Campos e do Superintendente de Vigilância em Saúde de Araguaína, Eduardo de Freitas Santos, juntamente com técnicos de cada Cievs, Núcleo de Epidemiologia Hospitalar (NHE) e Unidade de Resposta Rápida (URR).

 

 

 


 

keyboard_arrow_up