A Escola Tocantinense do SUS Dr. Gismar Gomes (ETSUS), braço de capacitação da Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins (SES-TO), divulgou o cronograma de cursos previstos para o primeiro semestre de 2026. As capacitações estão programadas e poderão passar por ajustes conforme pactuações e organização das turmas ao longo do período.
Entre as formações previstas está a Qualificação de Trabalhadores do SUS em Estratégias para Redução da Mortalidade Materna, componente do projeto “Juntos Pela Vida”, com cinco turmas concomitantes, cada uma composta por 35 alunos, com realização prevista de 17 de março a 10 de junho. As inscrições estão previstas até 13 de março.
Também estão previstos o Curso de Gestão e Fiscalização de Contratos no âmbito do SUS, com três turmas programadas entre março e maio; o Curso de Formação em Docência na Saúde com ênfase em metodologias ativas e participativas, com quatro turmas previstas entre abril e junho; além do Curso de Formação de Multiplicadores em Atenção Integral à Saúde das Pessoas com Doença Falciforme no Estado do Tocantins, dentro do “Projeto Afeto: Conhecer para Cuidar”, com turma prevista para o período de 4 a 26 de maio.
Outras iniciativas previstas incluem o Curso Introdutório ao SUS, com dez turmas ao longo de 2026, cujas datas deverão ser pactuadas nas Comissões Intergestores Regionais; as oficinas de implantação e implementação de Redes de Atenção Integral às Pessoas em Situação de Violências; a Formação de Multiplicadores para Prevenção da Violência na Infância, ambos ainda em fase de construção; e a Qualificação para Conselheiros de Saúde.
“A educação permanente é uma estratégia essencial para qualificar o processo de trabalho em saúde. Ao investirmos na formação dos nossos profissionais, fortalecemos o cuidado, aprimoramos a gestão e ampliamos a capacidade de resposta do SUS às necessidades da população”, afirmou a gerente de Educação Permanente do SUS, Ana Paula Machado Silva.
“Cada processo educacional é planejado com base em uma análise diagnóstica do território. Nós avaliamos os serviços, identificamos as necessidades e, a partir disso, organizamos as formações. Nosso compromisso é desenvolver processos educacionais que qualifiquem os trabalhadores do SUS, para que atuem com responsabilidade, competência e qualidade. Quando investimos na formação, garantimos mais qualidade no atendimento e na prestação dos serviços, que é o que a população tocantinense precisa e merece”, destacou a diretora da ETSUS, Raimunda Fortaleza.
Há 22 anos, a ETSUS atua na oferta de capacitação continuada aos profissionais do SUS tocantinense. Ao longo desse período, consolidou-se como referência no assessoramento pedagógico às unidades organizacionais da SES-TO e aos municípios, apoiando o desenvolvimento dos processos educacionais em saúde. A escola também articula, acompanha, monitora e avalia a execução das ações formativas intra e interinstitucionalmente, promovendo integração entre ensino e serviço e fortalecendo a construção coletiva do conhecimento no âmbito do SUS.
Com a programação prevista para o semestre, a expectativa é ampliar o alcance das formações e contribuir para o aprimoramento das práticas assistenciais e de gestão em todas as regiões do estado.
✓ Compatível com leitores de tela (NVDA, JAWS, VoiceOver)
✓ Navegação por teclado (Tab, Enter, Esc, setas)
✓ Tradução em Libras via VLibras