Para ofertar às famílias e nascidos tocantinenses uma assistência mais integral e segura no Sistema Único de Saúde (SUS) estadual, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) iniciou nos dias 16 e 17 de abril, o ciclo de visitas técnicas ao Hospital Sofia Feldman, em Belo Horizonte.
O primeiro trabalho foi realizado pela equipe do Hospital Regional de Miracema (HRM) que conheceu a realidade da unidade hospitalar referência em assistência materno-infantil, verificando de perto como é o funcionamento dos processos organizacionais, a sistematização das ações e estratégias que qualificam a assistência à mulher e à criança, visando assim, atender as necessidades de saúde da referida região do Capim Dourado.
Para a gerente da Superintendência de Unidades Próprias Hospitalares (SUPH) da SES-TO, Renata Duran, “a realização desse ciclo de visitas é um ganho para o SUS tocantinense, que terá uma maior vivência em uma unidade que é referência nacional, onde as equipes poderão utilizar os pontos positivos para uma aprendizagem tanto na área de gestão, quanto na assistência de um trabalho que será mais bem ofertado”, disse.
Segundo a diretora-geral do HRM, Maria da Penha Bandeira, “conhecer a atividade desempenhada pelos profissionais em Minas Gerais traz um grande proveito para a atualização dos protocolos. A equipe do Hospital e Maternidade Regional de Miracema esteve em visita técnica ao Hospital Sofia Feldman, com objetivo de conhecer esta Maternidade que é referência aos usuários do SUS, para que possamos implementar nossas práticas, atualizar protocolos de atendimento ao binômio e aos cuidados perinatais. Momento este de grande proveito uma vez que visitamos a maior Maternidade em número de partos no Brasil”.
“Conhecer as boas práticas utilizadas no cuidado, ajuda na redução da mortalidade materna, pois verificamos in loco, os protocolos assistenciais e os fluxogramas de trabalho implantados, permitindo assim que as nossas equipes implementem práticas integrativas complementares”, relatou a enfermeira da Diretoria de Apoio aos Hospitais da SUPH, Paula Fernanda Veras.
Próximas etapas
As próximas unidades estaduais que farão a visita serão: Hospitais Regionais de Augustinópolis (HRAUG), Gurupi (HRG), Paraíso do Tocantins (HRPT) e as Maternidades Tia Dedé (HMTD) e Dona Regina (HMDR).
O Hospital Sofia Feldman é uma instituição filantrópica pertencente à Fundação Assistência Integral à Saúde (FAIS), com todos os seus leitos destinados ao Sistema Único de Saúde (SUS). A unidade é reconhecida como referência pelo Ministério da Saúde (MS), na atenção à saúde da mulher e da criança no período perinatal.
Edição: Aldenes Lima/Governo do Tocantins
✓ Compatível com leitores de tela (NVDA, JAWS, VoiceOver)
✓ Navegação por teclado (Tab, Enter, Esc, setas)
✓ Tradução em Libras via VLibras