A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Coordenação da Comissão Estadual do Programa Mais Médicos para o Brasil (PMMB), está realizando nesta terça-feira, 16, o Encontro Tocantinense “Mais Médicos para o Brasil”. A ação acontece no auditório Cuica, da Universidade Federal do Tocantins (UFT).
Para a promoção do evento, a SES conta com a parceria do Ministério da Saúde (MS), Ministério da Educação (MEC), UFT, Distrito Sanitário Especial Indígena do Tocantins (DSEI/TO) e Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Tocantins (COSEMS/TO).
Na mesa de abertura, o secretário de Estado da Saúde, Renato Jayme, ressaltou a oportunidade de aprendizagem com o programa. “Esta edição possibilita uma reanálise do Programa Mais Médicos, avaliando o que precisa e pode ser melhorado”, disse.
O gestor estadual ressaltou ainda a importância da atenção primária no atendimento a população. “O município tem um papel importante em toda a Saúde, é a porta de entrada para o acesso do cidadão. Quando a coisa acontece bem na esfera municipal, toda a rede funciona bem. Temos um compromisso, o governador Mauro Carlesse, com uma visão municipalista, trabalha para impulsionar o fortalecimento das cidades tocantinenses, dando condições, apoiando, cofinanciando ações e programas que são de responsabilidade também do Estado, para que a saúde aconteça de forma integrada e sustentável, visando atender melhor a população que tanto precisa”, afirmou.
Representando o Ministério da Saúde, a enfermeira, Valdeneide Pereira dos Santos, referência central para os Estados do Tocantins e Maranhão, do departamento de Planejamento e Regulação da provisão de profissionais de saúde, ressaltou que o programa Mais Médicos foi pensado para que os profissionais pudessem estar em locais onde não se conseguia mantê-los. “Queria agradecer o trabalho de todos vocês, médicos, nas unidades de saúde, fazendo a diferença na saúde da população. Confiem que vocês podem mudar a realidade dessas pessoas nas comunidades que vocês atuam. Eu me emociono muito quando falo do Mais Médicos, porque é um programa que eu acredito muito”, pontuou Valdeneide.
Ainda na abertura, o reitor da Universidade Federal do Tocantins, Luis Eduardo Bovolato, colocou a UFT como parceira do programa. “A grande maioria dos municípios do Tocantins tem menos de 20 mil habitantes, com dificuldades de fixação de médicos, mas esse trabalho no interior, da medicina preventiva, é muito importante e desafiador. Uma grande experiência que apresenta a possibilidade de interação com a comunidade. Nós da UFT estamos abertos para parcerias com o programa”, pontuou.
Ingressa no programa desde o dia 13 de dezembro de 2018, a médica Selva Rios, está atuando no município de Luzinópolis, região do bico. Ela que é natural da cidade de Colinas e definiu esse momento de integração como uma porta pra adquirir conhecimentos. “Principalmente pra mim que sou nova no programa, essa é uma oportunidade para compreender mais, aprender mais sobre o Mais Médicos”.
Anúzia Freitas, também é médica do programa, veio de Estreito no Maranhão e atualmente está trabalhando no município de Darcinópolis, para desempenhar um trabalho que considera essencial para a população. “Trabalho na zona rural e gosto muito, porque a gente leva a Saúde para as pessoas mais carentes, muitas vezes elas não tem como se deslocar até uma unidade mais próxima e nós vamos até elas”, concluiu.
O evento profissional de natureza acadêmica, científica e social, visa congregar todos os atores envolvidos na rede de cuidados em Saúde da população usuária do Sistema Único de Saúde (SUS) do Tocantins, integrar as experiências da assistência do Programa e contribuir para o desenvolvimento de novas estratégias para a atenção primária.
Confira a programação na íntegra:
- 7h30 – Credenciamento;
- 8h - Mesa de abertura;
- 9h - Café com prosa;
- 10h - Mesa redonda: O processo de trabalho na atenção básica e o Programa Mais Médicos;
- 11h – Plenária;
- 12h - Intervalo para almoço;
- 14h - Mesa redonda: O que aprendemos com o Programa Mais Médicos? A Educação Permanente;
- 15h - Perguntas e respostas / Plenária;
- 17h - Encerramento – Coffee end
✓ Compatível com leitores de tela (NVDA, JAWS, VoiceOver)
✓ Navegação por teclado (Tab, Enter, Esc, setas)
✓ Tradução em Libras via VLibras