Reforçando a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata, a Casa de Apoio Glória Moraes, anexo do Hospital Regional de Araguaína (HRA), realizou no dia 19 de novembro, ações voltadas para a saúde do homem. Na programação, houve música, barbearia, palestras, aromaterapia, massagens e outras atividades.
“Um dia cheio de carinho e cuidado para nossos acolhidos da Casa que já passam por uma rotina puxada e às vezes desgastante de tratamento. Momentos como esse são essenciais para lembrar a cada paciente e acompanhante o quanto a vida de cada um importa e que o tratamento humanizado existe e estamos aqui para tornar o dia a dia de todos um pouco mais leve”, afirmou a coordenadora de Humanização, Artaiza Leonel
A coordenadora também agradeceu os parceiros. “Unopar Araguaína, com os estudantes de nutrição (com avaliação nutricional) e fisioterapia, que realizaram liberação miofacial, ventosoterapia e massagem relaxante. Equipe Império em Gotas (Team Elza Coutinho) com os Óleos Essenciais DōTerra, Barbearia do Zadiel e Sr. Riba Cabeleireiro que atenderam a todos com muito carinho. Ao cantor Zé Caetano que nos encantou com suas músicas em voz e violão. Agradeço também a Damares Pereira que fez um lindo devocional e também por trazer mais uma vez sua equipe MaryKay que ensinaram sobre autocuidado. As enfermeiras da UNACON Tereza Cristina e Samara Golveia, que ministraram uma roda de conversa descontraída com o tema: Estilo de Vida como prevenção do câncer de próstata”
O coordenador da Casa, Roberto Nunes, disse que, “nosso evento é realizado com muita responsabilidade, informações de como se prevenir, estilo de vida, como buscar tratamento, e também muita alegria e diversão para nossos pacientes e seus acompanhantes”.
Gercina Sousa Santos já foi curada do câncer, mas fez questão de vir de São Sebastião do Tocantins e trazer o esposo para participar da programação. Ela conta, “fiz questão de estar aqui e trouxe o meu esposo. Aqui a gente é muito bem recebido. É muito bom participar dessas atividades, que passam uma mensagem boa, de fé, de esperança, de animação. Muitos pacientes chegam aqui desanimados, com a fé abalada, e quando acontece um evento como este, alegra a alma e o coração. A gente fica mais animada. Isso fez com que eu viesse hoje para presenciar tudo isso. Fiz limpeza de pele, cortei o cabelo e meu esposo também participou. Tudo isso é um presente para os pacientes que estão aqui e para nós, que já estamos há muito tempo acompanhando tudo. Hoje estamos vendo esses eventos acontecerem, e isso é muito bom. A Casa está de parabéns, os gestores estão de parabéns e também todas as pessoas que se dedicaram a fazer essa ação”.
Edição: Aldenes Lima/Governo do Tocantins
✓ Compatível com leitores de tela (NVDA, JAWS, VoiceOver)
✓ Navegação por teclado (Tab, Enter, Esc, setas)
✓ Tradução em Libras via VLibras